II Sarau IF cultural
Nem mesmo o frio intenso impediu a comunidade escolar de prestigiar, na noite desta quinta-feira, 29, o 2º Sarau IF Cultural do IFSULDEMINAS – Câmpus Poços de Caldas. Por todo o Câmpus, uma diversidade de manifestações artísticas contagiou a todos e esquentou a noite.
Os mais corajosos puderam se equilibrar no Slackline, um tipo de fita elástica suspensa e esticada entre dois pontos. No palco, estudantes e servidores se apresentaram juntos. Teve dança, declamação de poesia, apresentações teatrais, paródia e até capoeira.
Na música, houve piano, violão e guitarra. Um grupo de Hip Hop arrancou risadas do público com suas rimas inusitadas. E a coordenadora do evento, a servidora Lílian Fernandes, agitou com sua performance de heavy metal.
Alguns artistas convidados também mostraram seus talentos, como as crianças e adolescentes da Casa do Menor Dr. Ednan Dias que apresentaram ritmos brasileiros ao som de instrumentos de percussão.
Salas de Artes
O professor de Artes, Márcio Bess, e os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (1º e 2º anos) montaram três salas de artes com pinturas vasculares gregas, exposição de quadros e projeção de fotos dos bastidores do Filme “A Mala”, produção cinematográfica dos estudantes. A servidora Rosangela Fonseca projetou suas fotos com cenas das paisagens e arquitetura de Poços de Caldas. O aluno do curso Técnico em Administração, Ricardo Braga, expôs seus desenhos e foi muito prestigiado.
50 anos do Golpe
O professor de História e Sociologia, Flávio Calheiros, e os alunos do 2º ano do curso Técnico em Informática realizaram o encerramento do projeto “História e Resistência: 50 anos do golpe militar de 1964”. Filmes, teatro e músicas sobre as memórias dos perseguidos políticos e as cenas de tortura e resistência da época emociaram o público.
Sucesso de crítica
O 2º Sarau IF Cultural agradou a todos. A estudante Laureane Kamile se encantou com todas as apresentações. Na visão dela, eventos como o sarau fazem com que o aluno goste mais da escola. João Paulo Vasques, discente do curso Técnico em Edificações, concorda. Ele acredita ainda que o sarau ajuda na socialização da comunidade escolar.
Os pais e familiares também aprovaram. Para o casal, José Luiz Ansani e Gorete Laudares, pais da aluna Vitória do 1º ano de Informática, foi uma boa oportunidade de conhecer a escola e os colegas da filha.
O sarau foi o primeiro prestigiado pelos servidores recém-chegados ao Câmpus, Márcio Pires e Carla Cristina da Silva. “Estou maravilhado. Um evento muito bonito e rico em diversidade. Foi um presente para todos nós”, disse Márcio. Na opinião de Carla, foi bem legal ver o entusiasmo dos alunos e o envolvimento dos servidores. “Trabalhei em outras instituições e não vi isso”, comentou.
Para a coordenadora do sarau, a servidora Lílian Fernandes, o objetivo do evento foi alcançado. “Toda formação implica em arte e cultura. Com o sarau, conseguimos abrir um espaço de interação mais humano e informal entre a comunidade escolar”, destacou.