IV Sarau IF cultural
Música, teatro, dança e poesia tomaram conta do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas na noite do último dia 21 de outubro. Foi a quarta edição do Sarau IF Cultural. Servidores, alunos e visitantes prestigiaram o evento e mostraram seus talentos no palco montado em frente ao teatro de arena do Campus.
Abrindo o Sarau, um dueto de hip hop comandado por Aline Martins e Michael Niender, integrantes do grupo Only Dance Crew. No palco, o primeiro a se apresentar foi o diretor-geral do Campus, o professor Josué Lopes. Acompanhado pela coordenadora do Sarau, a servidora Lílian Fernandes, Josué surpreendeu com sua interpretação de Raul Seixas.
A aluna do projeto de extensão “Contação de Histórias”, Lúcia Helena Pereira, narrou o conto de “A menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado. Enquanto as apresentações aconteciam, o aluno do curso de Licenciatura em Geografia do Campus, Renan Ribeiro, produziu, sob o olhar de todos, uma bela pintura sobre tela. A professora Nathália Freitas recitou um texto sobre os cães que vivem no Campus. Entre os duetos de voz e violão, estiveram o professor Fernando Araújo e a aluna Gabriela da Costa e o servidor Guilherme Abrão e a estudante Iasmim Alves.
O grupo de jovens “JUFAM” apresentou uma esquete teatral sobre o impacto das drogas na vida dos jovens. A dupla João Carlos e Carlos Leite mostrou o melhor da música caipira. Quem também brilhou com suas intepretações do sertanejo raiz foi o aluno Pedro Ronchini, do curso Técnico em Eletrotécnica. Nas bandas, o destaque foi para o trio de estudantes de Engenharia de Computação da “BlackBird” e para os roqueiros alunos de Tecnologia em Gestão Ambiental. A intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Campus, Lucinéia Oliveira, interpretou, por meio da Libras, a música “Conquistando o impossível”, de Jamily. Na dança, a aluna do 2º ano do curso Técnico em Informática Integrado, Núbia Pereira, também impressionou com sua performance. Durante o evento, o público pôde degustar os doces e salgados especialmente preparados por estudantes do Campus que arrecadaram fundos para a realização de suas festas de formatura.
Rosimar do Lago, vice-diretora da Escola Municipal Cônego Artur, de Campestre, trouxe seus alunos e colegas de trabalho para visitarem a Mostra de Profissões do Campus. Aproveitou a oportunidade para ficar e prestigiar o Sarau. Visitando pela primeira vez o IF, Rosimar ficou impressionada com a variedade de manifestações artísticas do Sarau: “achamos muito legal essa troca e essa cumplicidade do servidor com o aluno”. Isaque Medina, integrante da Orquestra de Cordas do Conservatório de Poços de Caldas, acompanhou, com seu violoncelo, a coordenadora do Sarau durante a música “A Thousand Years”, de Christina Perri. Ele, que também esteve no IF pela primeira vez, aprovou o incentivo às artes promovido pelo evento: “incentiva as pessoas a mostrarem seus talentos”.
Em seu primeiro Sarau, a aluna do 1º ano do curso Técnico em Informática do Campus, Gabrielle Luzia Antônio, gostou muito das apresentações de voz e violão: “momentos assim são importantes, pois descontraem e aproximam as pessoas”. A professora Alexandra Cruz, há um ano no Campus, também estava empolgada com seu primeiro Sarau. Ela, que veio com a irmã e o sobrinho de 10 anos, elogiou a iniciativa: “o pessoal da organização está de parabéns; eventos como esse geram integração, enriquecem bastante e trazem muito crescimento pessoal para os estudantes”. Veterano em saraus do Campus, o técnico em tecnologia da Informação, Anderson de Souza, disse que o evento “é a alegria da arte no ambiente de trabalho”. Para a coordenadora do Sarau, a servidora Lílian Fernandes, “mais uma vez o evento foi um grande sucesso. A cada edição, nos surpreendemos mais com a capacidade dos nossos alunos e servidores de fazerem arte. O Sarau tem tudo para ficar. É um importante espaço de integração que vem para mostrar que a música, como linguagem universal, é um ótimo instrumento educativo que permite romper barreiras do dia a dia”.