Caiapós 2019
No último dia 13 de junho, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebeu a apresentação do grupo folclórico poços-caldense Caiapó. A iniciativa fez parte das atividades do projeto Diálogo de Saberes, que tem como objetivo a valorização da cultura popular entre a comunidade escolar.
De acordo com o chefe Alexandre Sabino, o grupo Caiapó já existe há mais de 100 anos, tendo sido iniciado pelo sogro dele, o conhecido Pedro Caipó. Após o falecimento de Pedro Caipó em 2013, o grupo foi assumido por Alexandre, com o apoio de sua esposa Maria Lúcia, filha do fundador. O grupo conta com participantes de todas as idades, na maioria do bairro São José, sendo que há integrantes que são ativos no mesmo há 52 anos.
A historiadora Nilza Botelho Megale explica que “o Caiapó é um folguedo popular, que relembra as tradições indígenas e aparece em Poços de Caldas na Festa de São Benedito. Seus dançadores se apresentam vestidos com uma saia comprida feita de capim membeca, blusa de pano coberta de penas de galinha e um cocar colorido na cabeça. Eles pintam o corpo de azul e vermelho, enfeitam tornozelos e pulsos. Levam na mão arcos, flechas e espadas de pau.” Em entrevista ao site G1, o mestre de cerimonias Ailton Santana, o Mestre Bucha, comentou que a tradição na forma de “retirada dos Caiapós da mata” acontece em Poços de Caldas desde 1889, sempre no mês de maio, associada aos festejos da congada e da festa em louvor a São Benedito.